VW Amarok TDI, no uso prático

Grande, parruda e ao mesmo tempo delicada e suave. A Amarok é daqueles veículos que ao entrar o coração pulsa mais forte e logo ela demonstra grande receptividade para o motorista e passageiros. 

Conforto

O volante tem multifunção e atrás pequenas e bem posicionadas aletas dão a opção de trocas de marchas manuais. Todos os comandos estão à mão, trazendo segurança e funcionalidade.

Bancos em couro costurados com linhas contrastantes dão um toque de sofisticação.

A conectividade é uma das mais fáceis de utilizar do mercado. O sistema infotainment é compatível com três plataformas: Mirrorlink, Google Android Auto e Apple Carplay.

O multimídia tem visor sensível ao toque e duas entradas para cartão SD.

O painel é envolvente e possui entradas de USB, cabo auxiliar e tomadas de força em cima, em baixo e também atrás do console para os ocupantes do banco traseiro. O painel de instrumentos conta com um computador de bordo que indica, inclusive, a calibragem dos pneus. Isso além de poupá-los, melhora a segurança e o consumo de combustível.

Motorização

Motor biturbo Diesel, 2.0 litros tem 180 cv de potência e torque de 42,8 kgfm com transmissão automática de oito velocidades. Segundo a montadora acelera de 0 a 100 em 10,9 segundos e chega a uma velocidade final de 179 km/h. O INMETRO informa consumo médio de 8,2 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.

Sistemas para uma condução segura é que não falta nesse modelo: para segurança ativa conta com freios ABS com dispositivo que identifica o tipo de piso evitando o travamento. BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) muito importante para a dirigibilidade em terrenos escorregadios e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial). Além do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).

Caso nenhum desses equipamentos forem suficientes para evitar um acidente entram em ação os equipamentos de segurança passiva como sistema de frenagem pós-colisão (Post- Collision Braking), que identifica o acidente por meio de sensores colocados nos airbags laterais, de tórax e de cabeça que protegem os ocupantes do banco da frente.

 Visual

As mudanças nas grades, para-choques e faróis deram sobrevida ao modelo.  Agora a luz diurna a LED e faróis bixenônio são equipamentos de série.

As rodas com aro 20 com pneus 255/50 com estribos laterais e santo-antonio integrado na cor do veículo deixam a Amarok mais agressiva e bonita. A caçamba tem um piso antiderrapante e ganchos de amarração bem posicionados e muito úteis para o transporte de pequenas cargas.

Enfim é um modelo a ser considerado na hora da troca da sua picape. Os atrativos são muitos!

Gilberto Gardesani Filho
São Caetano do Sul, SP