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Volkswagen usa tecnologia para rastrear componentes de motores

A unidade da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) implementou recursos tecnológicos de ponta para a produção da sua nova geração de motores da família EA 211, que equipa os modelos up!, Novo Fox BlueMotion, Novo Fox Highline, Gol Rallye e Saveiro Cross.

Entre as inovações, está o novo sistema rastreabilidade de componentes e do mecanismo de torque de todos os motores produzidos.

Andreas Hemmann

Novo sistema rastreabilidade de componentes e do mecanismo de torque dos motores visa assegurar elevado padrão de qualidade, performance e eficiência energética do produto

O sistema permite a identificação, separadamente, das peças e de todo o processo ao qual cada componente foi submetido, desde a fabricação até o produto final, a fim de garantir a qualidade em cada detalhe.

A peça recebe informações como identificação numeral, dia e horário de produção, linha na qual foi produzida e qual foi o seu fornecedor.

A tecnologia é denominada Data Matrix Code (DMC), uma gravação em forma de códigos efetuada no componente, a partir de gravação a laser. Os componentes são enviados pelos fornecedores já com a gravação.

 “A rastreabilidade dos componentes traz ainda mais qualidade ao processo produtivo e para os nossos motores, pois nos permite acompanhar de forma ágil e bastante acessível o histórico de cada peça e do produto final”, diz Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de São Carlos.

Em cada etapa do processo de montagem do motor, o montador realizada a leitura do DMC das peças em que há essa identificação, por meio de um leitor óptico. As informações são armazenadas em um banco de dados eletrônico, com a disponibilidade de gerar relatórios de cada motor.

QUALIDADE DO AR EXIGE HARMONIA

Por Fernando Calmon

 

Por muito tempo ainda as grandes cidades do mundo terão de conviver com os problemas de emissões de sua frota circulante. Os parâmetros são difíceis de estabelecer entre o viável, técnica e economicamente, e as exigências de ambientalistas. Esses sempre querem metas exageradas, como se nenhum progresso tecnológico tivesse sido feito em décadas de contínua evolução que resultou em nítida melhora da qualidade do ar.

qualidade1  Fernando Calmon

 Há exemplos claros, como Los Angeles, nos EUA, e mesmo São Paulo, que avançou em relação a 20 ou 30 anos, apesar do grande aumento de veículos. Em Paris, recentemente, um embate menos técnico do que político levou ao rodízio emergencial 50% da frota, porém suspenso antes de afetar os 50% restantes, no segundo dia. Referências da OMS (Organização Mundial de Saúde) são, obviamente, rígidas e aceitas em países de alto poder aquisitivo e populações de idade avançada. Médicos cumprem o papel de minimizar riscos; não precisam fazer contas.

Seminário de Emissões 2014, organizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), debateu este tema. Discutiu-se harmonização de regras antipoluição (Nota Verde) e de eficiência energética (redução de consumo) do programa Inovar-Auto. Ao homologar há que se verificar se a versão do modelo cabeça de família em termos de emissões é a mesma que apresenta o menor consumo. Uma sugestão seria dispensar modelos eficientes de nova certificação complexa e onerosa.

Por outro lado, se notou alguma resistência em aumentar custos com adoção de sistema a bordo do veículo para recuperação de vapores no abastecimento em postos. Menor reatividade do etanol na atmosfera, utilizado em larga escala no Brasil (sozinho ou adicionado à gasolina), já ajuda. Este controle, no entanto, beneficia frentistas expostos a concentrações de vapores de hidrocarbonetos cancerígenos como o benzeno.

Especial atenção terá de se dar aos motores com injeção direta de gasolina. Sua capacidade de diminuir consumo (consequentemente emissão de CO2) e aumentar potência/torque vem acompanhada de maior liberação de material particulado. Ou seja, ao seu custo elevado deverá se somar um filtro similar, porém mais simples e barato, aos utilizados em motores a diesel. Apenas o etanol é livre de particulados em sua combustão.

A interrupção da inspeção veicular ambiental no município de São Paulo também chamou atenção. Será restabelecida nos próximos meses com periodicidade anual só para veículos com mais de 10 anos de uso. Até três anos estão dispensados (a exemplo do resto do mundo); entre 4 e 10 anos, inspeção bienal, como no exterior. Motores diesel continuarão com inspeção anual na capital paulista.

Programas experimentais apontaram que 10% mais emissores emitem o mesmo que os 90% menos poluentes. O resultado ambiental seria extraordinário, se a grande evasão não fosse justamente daquele grupo menor pesquisado. Carros com placas de outros municípios, que circulem mais de 120 dias por ano em São Paulo, deverão também passar por inspeção. Uma falha no programa está na ausência de medições com motor em carga, quando rolos mecânicos simulam o mundo real. Motocicletas também teriam que ser inspecionadas todos os anos em função do uso intensivo.

MWM e MAN renovam contrato de fornecimento

A MWM International,fabricante independente de motores diesel renovou o contrato de fornecimento de motores com MAN Latin America e comemoram o fornecimento de mais de 500.000 motores durante os 40 anos de parceria.

A MAN é, atualmente, a maior fabricante de caminhões do Brasil e a segunda maior de ônibus.

As comemorações contaram com a presença do Sr. Antonio Roberto Cortes,presidente e CEO da MAN Latin America; Sr. Waldey Sanchez, Presidente e CEO da Navistar Mercosul, Sr. José Eduardo Luzzi,Presidente da MWM INTERNATIONAL, além de todo o corpo diretivo das duas companhias.

A MWM mantém uma linha de produção dedicada e exclusiva da MAN dentro da MWM na planta de Santo Amaro fornecendo motores MaxxForce 3.0H, 4.3H, 4.8H Euro lll, 6.5H e 7.2H Euro III para exportação, e os motores MAN D08 Euro V (4 e 6 cilindros) para os mercados local e internacional, equipando os caminhões e ônibus da empresa.

 “O frotista e o transportador autônomo continuarão contando com a avançada tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla 32 na operação, e com a qualidade da marca MAN. Atributos que mantém a MAN Latin America na liderança brasileira em vendas de caminhões com os veículos Volkswagen e na vice-liderança do mercado brasileiro de ônibus”, disse Roberto Cortes.

José Eduardo Luzzi, ressaltou que se trata de um dos mais importantes marcos para a companhia e para o fortalecimento do relacionamento com a MAN. “Para a MWM INTERNATIONAL Motores e para todos os colaboradores é motivo de grande orgulho e uma honra atingir o volume histórico de mais de 500 mil motores fornecidos no ano em que completamos 40 anos de parceria com uma das mais importantes fabricantes de veículos do mundo, como a MAN.”

Georgetti é o novo Gerente de Projetos de Manufatura da Eaton

Alexandre Georgetti assumiu a posição de Gerente de Projetos de Manufatura do Grupo Veículos da Eaton e será responsável pelo desenvolvimento, gerenciamento e implantação de programas e iniciativas estratégicas.



Os esforços incluem a liderança nos projetos de utilização da capacidade manufatura instalada, padronização global de manufatura, entre outros.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Georgetti tem mestrado em Engenharia de Produção pela UNICAMP e MBA pela Universidade de Ohio. O profissional iniciou sua carreira na Eaton em 1997 como trainee de Engenharia de Manufatura e ocupou cargos de crescente responsabilidade nesta área nas unidades de Mogi Mirim e Valinhos.  Recentemente, esteve um período em Galesburg, Michigan (EUA) como gerente de Programas de Manufatura e, em função de suas novas atribuições, está sendo transferido em definitivo para a cidade americana.