Peugeot Expert, no uso prático

Criar alternativas para a distribuição de cargas nos grandes centros urbanos, essa foi a aposta da PSA ao lançar, em outubro na FENATRAN, o Expert da Peugeot. Antes disso, no final de setembro, a Citroën lançou sua versão, a Jumpy.

Ambos compartilham praticamente tudo, as diferenças estão nos faróis, grades e pára-choque dianteiro e alguns pequenos detalhes na traseira. Concorrente direto no mercado somente o Vito da Mercedes-Benz e, as montadoras, cada uma com sua estratégia, procuram aplicações e mercado para esse tipo de veículo que é uma novidade por aqui.

A nossa experiência foi com o modelo Peugeot Expert Business com o pacote Pack, que iremos detalhar a seguir.

Os valores sugeridos para a comercialização dos modelos são: Business 1.6 R$ 83.990 e com o pacote Pack R$ 91.990.

Internamente 

A primeira atitude que temos que tomar ao iniciar uma avaliação é encontrar o posicionamento ideal para  uma condução correta e, nesse quesito, demos nota máxima. Com regulagem em altura e profundidade do volante e do banco encontrei facilmente uma posição confortável para dirigir com o meu metro e oitenta centímetros de altura. Para ajustar os retrovisores, com o pacote Pack é fácil, já que ele é elétrico.

Todos os comandos estão à mão, e a posição da alavanca de câmbio é bem próxima ao volante evitando fadiga desnecessária.

O espaço interno é suficiente para acomodar motorista e dois passageiros. A visão é um pouco prejudicada pelas colunas A do carro, mas nada que rapidamente um motorista profissional não se acostume sem trazer prejuízo à dirigibilidade.

Porta objetos é o que não falta para manter a cabine organizada, bolsas nas portas, porta garrafas na parte de cima e laterais do painel, espaço para a importante prancheta no centro, além de porta-luvas. No encosto do banco central dos modelos equipados com o pacote Pack, quando rebatido, se transforma em uma mesa do tamanho de uma folha A4 para ajudar no trabalho de controle das entregas.

O que pode ser repensado pela engenharia é o espaço para o som poder acomodar uma central multimídia, já que auxiliares de navegação é uma necessidade para veículos dessa natureza.

Ponto cego

No painel de instrumentos, a faixa verde que geralmente os veículos equipados com motorização diesel oferecem para trabalhar dentro da faixa de torque ideal foi substituída por um mostrador digital, que indica qual a melhor marcha para aquele momento, tanto superior como inferior. Isso vai ajudar o motorista a lembrar da sexta marcha, até que se torne automático.

O ponto negativo que, aliás, foi o único preocupante do Expert, são os retrovisores, principalmente o da direita, que tem ponto cego, exigindo grande cautela para uma mudança de faixa de rolamento. Entendo que a PSA deva rever esse equipamento já que segurança é uma grande preocupação da fabricante francesa.

Externamente

O Expert tem um visual atraente, dando um toque de requinte em qualquer frota, imagine em uma empresa de pequeno porte. Valoriza e personifica qualquer produto ou prestação de serviços.

Seu pára-choque envolvente garante que as encostadinhas comuns em manobras não se tornem uma dor de cabeça, o posicionamento dos faróis acima e recuado impedem que esses esbarrões o atinjam.

Uma porta corrediça lateral ajuda em cargas e descargas em locais mais justos em espaço. As duas folhas da porta traseira abrem a 180º, facilitando os atos de carregar/descarregar utilizando empilhadeiras.

Mais um item útil do pacote Pack é o sistema Moduwork, que por meio de uma portinhola na divisória carga/passageiros, acessa a cabina por baixo do banco do passageiro permitindo colocar cargas de até 4 metros de comprimento. Com isso a capacidade salta de 6,1 m3 do modelo convencional para 6,6 m3.  Em peso, o modelo avaliado, segundo a ficha técnica, pesa 1.719 kg e transporta até 1.519 kg de carga útil. É o que mais perto chega da saudosa Kombi, que transportava o que pesava, uma tonelada. Em nossa avaliação aferimos 1.770 kg de tara – devido ao tanque cheio – e 370 kg de carga líquida, totalizando 2.140 kg de peso bruto total.

Um dos grandes diferenciais é a altura do Expert, com 1,94 m pode acessar facilmente garagens de prédios e estacionamentos de shoppings. Abrindo ainda mais o leque de aplicações. Um deles é o serviço de ambulâncias. Os modelos disponíveis no mercado não entram em qualquer lugar para fazer o transporte de enfermos.

Dirigibilidade

Em movimento, a impressão é de estar dirigindo um automóvel, pelo conforto e o baixo ruído dentro da cabine. Salientando que todo o nosso trabalho foi com o ar-condicionado ligado, item essencial para enfrentar o pesado trânsito da Grande São Paulo. Inclusive foi sugerido, por ocasião do lançamento, pelo nosso editor, que esse item fosse oferecido fora do pacote Pack. 

Voltando, o engate de marchas é preciso e o bom posicionamento dos pedais deixa tudo mais fácil. O auxiliar de rampa, que mantém o veículo parado por dois segundos funciona bem e evita que o carro desça involuntariamente em manobras de subidas/descidas.

O motor de 1.6 litro a diesel, provavelmente o único Euro VI rodando no Brasil, com injeção direta de combustível, entrega potência de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e torque de 30kgfm@1750rpm. Nada a reclamar do seu desempenho.

Menos multas

Em uma pequena alavanca do lado esquerdo logo abaixo da direção fica o Cruise Control, ou controle de velocidade. Hoje, com a indústria da multa a todo vapor, eu considero esse equipamento como um dos mais importantes de um veículo que irá circular por ruas e avenidas. Com ajuste fácil, o motorista coloca a velocidade máxima para a via e ao atingi-la, por mais que ele acelere, o dispositivo impede que a velocidade seja excedida.

Como já mencionado acima, para uma melhor avaliação, colocamos 370 kg de carga líquida. Com isso, pudemos checar o seu comportamento em trânsito, em manobras evasivas e seu consumo de diesel. No quesito manobras, com o ESP (programa eletrônico de estabilidade) e o Hill Assist (reconduz o veículo a trajetória) ele se portou de forma até surpreendente - pelo seu tamanho e peso - a 40 km/h. Com a manobra seria possível evitar um acidente sem deixar o motorista virar passageiro. O sistema de freios do Expert, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, mostrou eficiência em todas as operações realizadas nos testes.

Completando a segurança, o Expert vem equipado com os obrigatórios airbags duplos.

Em relação a consumo, em circuito misto entre cidade e estrada, obtive 13,21 km/l .

Nas inspeções preventivas do motor o acesso é fácil, mesmo com a tampa do motor curta, é possível ver o fluido de freio, nível do óleo do motor, água do esguicho do pára-brisa e a bateria.

 

 

 

Conversei com Heleno Brito, gerente Administrativo da Giuliana Flores, uma das principais e-commerces desse segmento de mercado.

Mostrei o veículo para que ele analisasse sob o olhar de um comprador técnico, já que a empresa tem quatro veículos em sua frota para entregas e transferência de produtos.

Os pontos positivos destacados foram: altura, porta lateral para acesso a cargas e o conforto da cabine. Ficou impressionado com o designer e o preço. Mas sua curiosidade não foi sanada com relação ao consumo.

Ponto negativo foi o comprimento, ele achou que para a nova operação que está sendo desenvolvida por ele nos shoppings, e por ocupar mais de uma vaga (comprimento de 5,309mm), esse seria um problema. 

  

 

 

Expert

Business

Business Pack

Motor

1.6 Turbo Diesel Blue HDI com injeção direta de combustível

Potência (CV/RPM)

115/3.500

Torque (kgfm/RPM)

30/1.750

Pneus

215/65 R16 104/106T

Peso vazio (Kg)

1.770

1.719

Carga útil (Kg)

1.500

1.519

Peso Bruto Total

3.200

3.238

Velocidade Máxima (Km/h)

160

Capacidade tanque (litros)

69

Combustível

Diesel S10

Compartimento de carga(m3)

6.1

6.3

Comprimento de carga (mm)

2.862

4.024

Largura Interior (mm)

1.636

Altura Interior (mm)

1.397

Distância caixas de rodas (mm)

1.258

Entre-eixos (mm)

3.275

Comprimento (mm)

5.309

Largura com espelhos (mm)

2.204

Altura (mm)

1.935