Auxiliar de Caminhada da Honda obtém aprovação médica na União Europeia

A Honda Motor Co. Ltd. anunciou que seu dispositivo Auxiliar de Caminhada (Honda Walking Assist Device), criado para o auxílio, treinamento e reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção, obteve a certificação de Diretiva de Dispositivos Médicos (Council Directive 93/42/EEC), concedendo a permissão para fixar o CE Marking ao produto - selo que indica conformidade de natureza de saúde, segurança e proteção ambiental - e, então, comercializá-lo nos países integrantes da União Europeia-UE.

A conformidade com as normas da União Europeia e a devida marcação CE no produto são essenciais para distribuir e vender o Auxiliar de Caminhada nos países da UE. Trata-se de uma obrigatoriedade atribuída a vários produtos, incluindo máquinas, equipamentos elétricos projetados para uso dentro de certos limites de tensão (baixa tensão) e até mesmo brinquedos. Nesse sentido, a Diretiva de Dispositivos Médicos (MDD) estabelece alguns padrões e, quando em conformidade, certifica o fabricante para fixar a marcação CE em seu produto.

Além disso, o Walking Assist Device tornou-se o primeiro caso de aprovação da MDD obtido por meio de uma abordagem cooperativa entre a Japan Quality Assurance Organization (JQA), organização de certificação ISO localizada no Japão, e a TÜV Nord Cert GmbH, organização de certificação de base alemã, o que alavancou a avaliação com base na credencial ISO 13482 que o Honda Walking Assist Device já havia recebido.

Com essa aprovação, a montadora recebeu em 18 de janeiro o certificado MDD da TÜV Nord Cert GmbH na presença da JQA.

A Honda iniciou, em novembro de 2015, a comercialização em formato leasing do Auxiliar de Caminhada para instituições no Japão. No momento, o dispositivo está sendo usado em aproximadamente 250 instalações em todo o Japão para auxiliar o treinamento e avaliar a capacidade de mobilidade de seus usuários.