Grupo PSA promove mudanças evolutivas em seu Comitê Executivo


A partir de 1º de fevereiro de 2018, o Comitê Executivo do Grupo PSA evoluirá para se beneficiar de todo o potencial de sua equipe, com o objetivo de continuar com a execução bem-sucedida do plano estratégico “Push to Pass”, melhorar o desempenho na China, antecipar os futuros desafios e suportar a implementação da reconstrução dos fundamentos econômicos da Opel Vauxhall.

Brigitte Courtehoux passa a integrar o Comitê Executivo e torna-se Vice-Presidente Executiva de Serviços de Mobilidade e Conectividade, substituindo Grégoire Olivier. Depois de ter estabelecido inúmeras iniciativas com uma poderosa gestão da Unidade de Negócios dedicada a esta atividade, ela desenvolverá a "Core Mobility Strategy” (“Estratégia Central de Mobilidade") do Grupo para apoiar a ambição demonstrada no plano “Push to Pass”.

Grégoire Olivier é nomeado Secretário-Geral e sucede a Olivier Bourges. Ele utilizará sua compreensão das questões relacionadas à rápida evolução da indústria automotiva. Além disso, seu amplo conhecimento da China permitirá que se concentre no campo dos Assuntos Públicos, em apoio ao líder desta região. Adicionalmente, manterá em sua nova missão a responsabilidade sobre o “Business Lab”.

Olivier Bourges torna-se Vice-Presidente Executivo de Programas e Estratégia, substituindo Patrice Lucas. Graças à sua experiência adquirida em outro fabricante de automóveis no continente americano em uma função semelhante, saberá levar em consideração todos os parâmetros econômicos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolverá a dimensão estratégica futura do Grupo. Responsável pelas atividades bancárias do Grupo PSA, ele manterá o controle das duas JVs de financiamento de vendas do Grupo.

Patrice Lucas é nomeado Vice-Presidente Executivo da região da América Latina, substituindo Carlos Gomes. O seu conhecimento perfeito das alavancas de desempenho da empresa permitirá que assuma a responsabilidade pelas atividades industriais, de P&D e de vendas do Grupo nesta região, que possui um forte potencial de crescimento e, assim, continue a melhorar o seu desempenho econômico.

Carlos Gomes torna-se Vice-Presidente Executivo da China e região da ASEAN em substituição a Denis Martin, que decidiu seguir projetos pessoais fora do Grupo. Com os resultados obtidos na América Latina em um contexto econômico difícil, Carlos Gomes poderá usar seus conhecimentos comerciais e habilidades gerenciais para dar um novo impulso a esta região nas questões estratégicas para a empresa.

Xavier Chéreau, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos, é encarregado da gestão da transformação da empresa com a responsabilidade do Gerenciamento Digital, da gestão imobiliária, além do Comitê de Custos Fixos pelo qual é responsável. Tendo posicionado o Departamento de Recursos Humanos como um parceiro de negócios estratégico, ele passa a ser encarregado da responsabilidade das grandes alavancas da transformação do Grupo.

Com base nessas mudanças, o Comitê Executivo continuará implementando as ações do plano “Push to Pass” com força e determinação para responder aos desafios futuros.