Novo Polo da Volkswagen chegou

Bem posicionado em termos de valores, o hatch chega com quatro versões de acabamento, três motorizações e duas opções de transmissão.

Apresentado em São Paulo, terá sua comercialização iniciada em novembro, mas já é possível fazer uma pré reserva.

O Polo na versão de entrada custa R$ 49.990 e é equipado com câmbio mecânico de cinco marchas e vem com propulsor de um litro e três cilindros. Sua potência máxima de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a etanol e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a gasolina e o seu torque são 10,4 Kgfm e 9,7 Kgfm etanol/gasolina.

O MSI com valor de R$ 54.990 também será equipado apenas com câmbio mecânico de cinco marchas e terá motor de 1.6 litros com potência de 117cv e 110cv ambas a 5.750 rpm a etanol e gasolina respectivamente, seu torque tem 16,5 Kgfm e 15,8 Kgfm etanol/gasolina.

A versão TSI que tem motor 1.0 turbo virá equipada com câmbio automático de seis velocidades e  estará disponível em duas versões de acabamento: a Confortiline que será vendida a R$ 65.190 e a Highline por R$ 69.190. A Volkswagen decidiu denominar as duas versões de 200 TSI fazendo menção aos 200 Nm de torque e afastando da imagem de motor um litro. Sua potência é 128 cv (etanol) e 115cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque de 20,4 Kgfm em qualquer combustível de 2.000 a 3.500 rpm. Todos os modelos terão garantia de três anos e se o cliente optar pode fazer a junto da compra do carro as três primeiras revisões programadas a um custo de R$ 0,91 por dia.

Equipamentos

De série todos vem com direção assistida eletricamente, ar-condicionado, vidros e travas elétricas em todas as portas, faróis de dupla parábola e chave canivete. Além de suporte de celular com entrada USB para carregar, computador de bordo e controle de altura do bando do motorista.

Para as versões 1.0 e 1.6 estão disponíveis dois pacotes interessantes de opcionais o Connect e o Safety.

Já os dois modelos top da linha tem muito mais opcionais e ainda contam com os pacotes Tech 1 e Tech 2. Todos esses tem preços promocionais e vale a pena conhecê-los em detalhes antes de optar pelo seu Polo.

Maior

O novo carro da montadora Alemã trouxe semelhanças ao europeu e muitas diferenças ao anterior. Ganhou 167 mm em comprimento ficando agora com 4.057 mm, 100 mm no entreixos passando a 2.565 mm e na largura também 10 mm maior com 1.468 mm. Sua altura agora é 21 mm mais baixo, dando um ar mais despojado e esportivo. Como o porta-malas manteve os mesmos 300 litros não é difícil perceber que todo esse ganho foi distribuído para trazer mais conforto ao habitáculo. Apesar de maior o novo Polo ficou menos pesado em 44 kg com a utilização de metais mais resistentes e leves em sua estrutura. Isso gera um menor consumo de combustível.

Segurança

A lista de equipamentos de segurança passiva é completa com o M-ABS: em todas as suas versões ABS, que evita o travamento das rodas em qualquer piso, EBD que distribui eletronicamente a força de frenagem, TC que controla a tração na aceleração, muito útil em situações de chuva episo escorregadio. Outro equipamento importante é o ESS, ao acionar abruptamente o freio ele faz as luzes de freio a piscar para evitar colisão traseira até a parada total do carro e em seguida aciona automaticamente as luzes do pisca alerta. No pacote também tem o MSR que não permite que as rodas escorreguem com redução do veículo por meio do freio motor.

Para versão TSI está disponível o controle eletrônico de estabilidade (ESC). Ele engloba vários outros sistemas e está disponível como opcional para as demais versões.

Na segurança ativa quatro airbgs e o sistema de frenagem pós-Colisão garantem a segurança dos ocupantes. Inclusive o novo Polo levou cinco estrelas no ranking do Latin NCAP, que afere a segurança tanto para os ocupantes como para eventuais atropelamentos a pedestres.

Para as crianças segurança garantida com o sistema Isofix de acoplagem de cadeirinha.

Gilberto Gardesani Filho
São Paulo, SP