• Home
  • Matérias
  • Carros
  • Lifan completa cinco anos no Brasil e projeta crescimento em 2018

Lifan completa cinco anos no Brasil e projeta crescimento em 2018

No momento em que completa cinco anos de atuação no mercado brasileiro, a Lifan Motors confirma a chegada do SUV X80 e espera anunciar em breve outro SUV novo em 2018. Ambos se juntarão ao novo X60 para aumentar a linha de produtos e impulsionar a retomada do crescimento da marca no Brasil.

Apesar do pouco tempo que atua comercialmente no País, a Lifan Motors marcou sua presença no mercado dentro de segmento de SUVs, com o X60, SUV compacto lançado em 2013 e que se tornou o veículo de marca chinesa mais vendido no Brasil em 2014, 2015 e 2016.

Com o recente lançamento do X60 2018, agora com a versão com câmbio automático CVT, e a chegada a partir do próximo ano de novos veículos da Lifan no Brasil, os executivos da Lifan Motors projetam um crescimento mais vigoroso da marca no mercado brasileiro a partir de 2018.

Voltar a crescer

“Queremos retomar o bom ritmo de vendas que tivemos nos 2 primeiros anos e com a chegada dos novos produtos voltar a crescer para consolidar nossa presença no mercado brasileiro”, prevê Jair Leite de Oliveira, diretor comercial da Lifan.

Jair participou recentemente da Quarta Convenção Global de Distribuidores Lifan Motors,que aconteceu em Lijiang, na China, quando a Lifan Motors apresentou seus planos para os próximos anos. “Desenvolvimento de plataformas para novas famílias de produtos, com foco na qualidade de processos de fabricação e busca continua de soluções em energia alternativa são as prioridades”, expõe Jair.

Os novos carros anunciados para o Brasil são os primeiros frutos deste novo plano, que representa a terceira geração de automóveis Lifan e inclui 14 novos produtos nos próximos 5 anos. O Lifan X80, é o primeiro deles que chegará por aqui. Trata-se de um SUV grande e luxuoso para 7 passageiros que foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016 e causou grande e positivo impacto no público brasileiro. Os próximos lançamentos ainda estão em fase final para apresentação na China para depois serem apresentados no Brasil.

Lifan no mundo

Fundado em 1992, o Grupo Lifan (Chongqing Lifan Holding Co. Ltd.) é um grupo empresarial privado que fabrica automóveis, motocicletas, motores e máquinas, além de investir em novas fontes de energia alternativa e também nas áreas financeira e imobiliária.

São 27 unidades de fabricação espalhadas por 9 países (China, Rússia, Irã, Iraque, Uruguai, Etiópia, Vietnã, Tailândia e Turquia) que fornecem para 117 países. O primeiro automóvel Lifan foi fabricado em 2006 – o hatch 520. A Lifan foi o quarto maior exportador de automóveis da China em 2016 e seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é considerado o 8º mais completo da China.

Em 2015 a Lifan apresentou seu projeto “I-Blue” para utilização de energia limpa e renovável. Fruto do “I-Blue”, já está em operação na China a primeira plataforma de uso compartilhado de veículos elétricos. Através de um APP, ousuário – sem comprar nem recarregar as baterias – compartilha o uso deum carro elétrico para suas viagens urbanas, uma solução racional e alinhada com o futuro da mobilidade.Na China já são mais de um milhão de usuários do sistema, que utilizam os veículos elétricos Lifan.

Lifan no Brasil

A Lifan Motors assumiu a operação de sua marca no Brasil em outubro de 2012. A estrutura da empresa inclui aunidade montadora no Uruguai, o centro de distribuição de veículos em Itajaí (SC) e o centro de distribuição de peças junto com a sede da empresa em Salto, no interior de São Paulo.

O primeiro veículo apresentado foi o SUV X60, em maio de 2013, que conquistou a liderança entre os veículos de marcas chinesas em 2014, posição mantida até 2016. Desde o princípio o foco da empresa está nos serviços pós-vendas e a rede de distribuição da marca no Brasil conta hoje com 48 concessionárias. Resultado prático deste trabalho de pós-vendas é o reconhecimento do público quanto à seriedade da marca e seus bons serviços, o que é atestado pelo site “Reclame Aqui”, que atribuiu excelentes notasà Lifan Motorsem 2017.