• Home
  • Matérias
  • Carros
  • Hyundai celebra cinco anos do início das vendas do HB20

Hyundai celebra cinco anos do início das vendas do HB20

A Hyundai comemorou os cinco anos do início das vendas do HB20 no Brasil. Na ocasião do lançamento, em 2012, os concessionários da marca em todo o País recebiam seus primeiros clientes interessados no modelo que viria a se tornar o segundo automóvel mais vendido do Brasil. Atualmente, o compacto, desenvolvido especialmente para o mercado nacional, já ultrapassou a marca de 790 mil unidades comercializadas.

“O HB20 transformou o segmento de modelos compactos no Brasil quando introduziu uma nova proposta de qualidade, design, garantia e conforto muito acima da concorrência. O sucesso foi coroado pela ótima recepção do consumidor brasileiro, levando a marca a se posicionar entre as líderes nacionais”, diz Cassio Pagliarini, diretor de Marketing da Hyundai Motor Brasil. 

Em sua trajetória de sucesso estão seis séries especiais: Edição Copa do Mundo FIFA, primeira edição limitada da linha (2014); For You, em comemoração aos dois anos da montadora no país (2014); Spicy, com apelo esportivo (2015);  Impress, exclusiva para o sedã (2015); Ocean, em homenagem às belas praias brasileiras (2016); e a mais recente Edição Comemorativa 5 Anos, que, como o próprio nome diz, celebra o aniversário de cinco anos do modelo no Brasil.

Em números consolidados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram vendidos 22.051 veículos de outubro a dezembro de 2012, apenas na versão hatchback. No primeiro ano completo de comercialização, de janeiro a dezembro de 2013, esse volume saltou para 157.702 unidades, já com as três versões disponíveis: HB20 (hatchback), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro). Em 2014, as vendas atingiram seu ápice, com 179.707 unidades. Nos anos seguintes, os volumes corresponderam a 163.674 unidades em 2015 e 167.639 unidades em 2016. Neste ano, de janeiro a setembro, 102.452 unidades foram comercializadas.

A partir de 2017, ele passou a repartir a produção com o SUV compacto Creta, também fabricado em Piracicaba, com a planta operando em sua capacidade máxima. Os volumes disponíveis foram, então, reduzidos em cerca de 20%, porção média destinada ao SUV Creta. Com a combinação dos dois veículos, a montadora segue bem posicionada no acumulado do ano, tendo como o segundo carro mais vendido do País e o Creta entre os três primeiros SUV compactos nacionais.

Para festejar este momento, a montadora vem realizando ao longo de 2017 uma série de ações especiais. Uma delas é o vídeo “Hyundai: o futuro é o que você faz dele”, que, na semana do Dia das Crianças, traz como protagonistas crianças de cinco anos de idade – alusão aos cinco anos do HB20 – falando sobre como imaginam o futuro nos próximos cinco anos. Momentos depois, mães e pais assistem e se emocionam com os depoimentos de seus filhos.

“Com esta data tão especial para a Hyundai coincidindo com a semana do Dia das Crianças, nada melhor do que homenagear os pequenos, que são o futuro do nosso do País”, complementa Pagliarini.

Entre outras iniciativas desenvolvidas em comemoração aos cinco anos estão a busca pelo primeiro comprador do modelo, que culminou com a entrega de um HB20 Edição Comemorativa 5 Anos para o capixaba Rodrigo Pessoti, publicitário de 28 anos; a promoção Revisão Premiada de Aniversário; que, em parceria com a Shell, sorteará cinco zero-quilômetro; a doação de parte da renda das vendas dos veículos HB20 e Creta, realizadas durante outubro, para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; além do lançamento da série especial HB20 Edição Comemorativa 5 Anos.