• Home
  • Matérias
  • Carros
  • FCA inaugura primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina

FCA inaugura primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em parceria com a PUC Minas, inaugurou hoje (18) o SIMCenter, primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina. Localizado no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, o SIMCenter oferece o que há de mais avançado na tecnologia mundial de simulação e tem como objetivo gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.

Os investimentos da FCA superaram R$ 18 milhões, resultado da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O sistema, primeiro do gênero da FCA no mundo, é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.

Por meio das simulações, é possível definir as características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que determinam a sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios e barras estabilizadoras. Uma vez definidas nas simulações, essas características tornam-se especificações técnicas para a construção de peças físicas que irão compor o veículo. No SIMCenter, é possível avaliar, por exemplo, diferentes geometrias da suspensão em tempo real, num ambiente totalmente controlado, sem ter que ir a uma pista de teste.

“Temos condições de identificar imediatamente qual é o impacto daquela alteração no desempenho e na segurança do veículo, a fim de projetar a melhor sensação de dirigir. Não precisamos mais esperar a construção de um protótipo para testá-lo”, explica Gustavo Costa, supervisor de Análise Virtual de Engenharia Chassis da FCA.

O diretor-adjunto de Engenharia Chassis da FCA, Leandro Quadros, ressalta o legado que o novo ambiente irá promover. “Várias soluções técnicas e sistemas de segurança ativa e de auxílio aos condutores serão desenvolvidos no SIMCenter”, declara. “A FCA não chegou aqui por acaso. Partimos de uma base sólida de conhecimentos de Dinâmica Veicular, fizemos vários estudos e um amplo benchmarking ao redor do mundo até chegarmos na melhor configuração de um simulador”, garante Quadros.

Para o professor da PUC Minas Janes Landre, um dos coordenadores da iniciativa, o novo centro, ao unir a expertise das duas instituições na área automotiva, projeta a Universidade internacionalmente. “Por ser o primeiro centro de excelência neste âmbito em todo o hemisfério sul e por existirem apenas outros oito laboratórios de ponta como esse em todo o mundo, isso torna a PUC Minas referência em dinâmica veicular. Já recebemos uma série de contatos de instituições de ensino de países como Inglaterra, Itália e Estados Unidos, interessados em executar projetos de pesquisa em cooperação conosco”, pontua Landre.

IMERSÃO TOTAL

Com tecnologia de ponta, o SIMCenter possibilita uma imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir. Dentro de um Jeep Renegade ou qualquer outro veículo, o piloto pode ser “teletransportado” para qualquer circuito do mundo, como o campo de provas da FCA em Balocco na Itália, em um dia de neve. Basta configurar essa realidade e pronto! Já é possível ter nos computadores uma variedade de dados do comportamento do veículo e do condutor nesse ambiente.

O grande diferencial é a interação do motorista. Grande parte das simulações é feita em “ambiente offline”, isto é, no computador, sem a presença do piloto real. Já no SIMCenter, o conceito aplicado é do driver-in-the-loop, que permite ao condutor, em tempo real, avaliar o comportamento do veículo à medida que as variáveis são ajustadas.

No SIMCenter, o foco não é apenas a simulação de sistemas automotivos. Por meio dos sinais de telemetria como velocidade, aceleração, ângulo do volante, marcha inserida, torque e potência do motor, além das reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do automóvel e do ecossistema onde ele está inserido. Dessa forma, a tecnologia aplicada no Centro permite gerar dados sobre o comportamento dos condutores em diferentes estímulos, como distração por cansaço e efeito de bebidas alcoólicas; interação homem-máquina e ergonomia; infraestrutura viária com avaliação de sinalizações e traçados de rodovias que ainda não foram construídas, sempre em ambiente controlado e seguro.

AMBIENTE COLABORATIVO

Criado em um ambiente colaborativo e multidisciplinar, o SIMCenter será utilizado em parceria por profissionais do grupo FCA, alunos e pesquisadores de diferentes disciplinas da PUC Minas, como Engenharia, Arquitetura, Medicina, Psicologia, Ambientes Virtuais, entre outras. “O Centro coloca o Brasil em posição de destaque no desenvolvimento de know-how, inovação e tecnologias automotiva de ponta que estarão no carro do futuro, sempre em interface com diversas áreas do conhecimento”, destaca Toshizaemom Noce, supervisor de Inovação da FCA.

“O SIMCenter é resultado do que chamamos de tríplice hélice: do envolvimento do governo federal, via BNDES, da FCA e da PUC Minas. São o governo, a empresa e a universidade juntos, trabalhando para geração de conhecimento e inovação para o país e para o mundo”, completa o professor Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação da PUC Minas.