Emicol reduz custo e peso de autopeças

Novas tendências de peças para o mercado automotivo, que deverão reduzir preço e peso do veículo e otimizar processos produtivos. Fornecedora dos principais sistemistas automotivos tais como Bosch, SEG Automotive, Continental, Wabco, Denso, Magnetti Marelli, Valeo, Shaeffler, entre outros, a Emicol apresentou na Mostra Internacional do Congresso SAE alguns protótipos de produtos que serão lançados brevemente pela empresa.

Resina fenólica

Um desses produtos é o pistão de resina fenólica para sistemas de freio a disco de veículos leves e pesados, que deverá substituir os pistões em aço, reduzindo preço, peso e evitando os sérios problemas com fragilização do hidrogênio e oxidação. Alguns sistemistas das montadoras de veículos importam esse produto, que deverá ser nacionalizado pela Emicol.

Mold in Collor

Outra tecnologia é a de peças de aparência e acabamento injetadas em material chamado "Mold in Collor (MIC)", que significa Injeção já na cor e acabamento definitivos do produto. Esta tecnologia possibilita a eliminação da pintura após a injeção, o que reduz custo, impactos ambientais e melhora a qualidade do produto, uma vez que o acabamento, tonalidade da cor e resistência a riscos e/ou desplacamento são superiores à uma superfície pintada.

Fabricação nacional

A Emicol é uma empresa brasileira voltada ao desenvolvimento, produção e comercialização de controles e componentes eletrônicos, eletromecânicos, injetados e sobre injetados de termoplásticos e termofixos e estampados, para os mais diversos segmentos de mercado, com atuação em mais de 30 países. Com um parque industrial de 30.000 m2, localizado na cidade de Itu (SP), a Emicol Eletro Eletrônica fornece componentes para indústrias de diversos segmentos de mercado, tais como Eletroeletrônico, Automotivo, Médico-Hospitalar, Energia Solar, entre outros.