20 de dezembro é o Dia do Mecânico

Responsáveis por consertos e manutenções preventivas de veículos e equipamentos motorizados, os mecânicos têm o seu dia celebrado em 20 de dezembro. O que muitas pessoas não sabem é que eles possuem uma vasta área de atuação, que vai muito além das oficinas: esses profissionais estão inseridos também na indústria, onde realizam reparações e modificações desde em pequenas até em gigantes aeronaves.

Mesmo que levemos em conta apenas as oficinas, esse profissional recebe uma altíssima demanda: de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil possui uma frota com mais de 85 milhões veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões. Outro dado interessante, segundo o Grupo de Manutenção Automotiva e da Central de Inteligência Automotiva (Cinau), é que os mecânicos são responsáveis pela manutenção de mais de 80% dos carros que circulam nas estradas do nosso país.

Os especialistas que trabalham na indústria, no entanto, também têm motivos para comemorar. A última Sondagem Industrial, realizada em outubro pela Confederação Nacional de Indústria (CNI), mostra que a percepção dos empresários sobre o desempenho da produção, do emprego, dos estoques e da utilização da capacidade instalada da indústria aumentou para 52,6 pontos – índice bastante superior aos referentes ao mesmo mês em 2015 e 2016, que ficaram abaixo dos 50 pontos. Outro fator positivo é o índice de evolução no número de empregados na indústria: pela primeira vez, desde novembro de 2013, o ciclo de demissões foi interrompido.

Diante dessas boas informações, é importante ressaltar que qualquer mecânico profissional precisa buscar capacitação e ter em mão ferramentas seguras que proporcionem menos esforço e mais velocidade na execução de suas tarefas. Sempre, em busca de praticidade, produtividade e conforto. Parabéns a todos os mecânicos do Brasil!

*Dermival Poçan