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Ford apresenta seu novo motor 1.5 L de 3 cilindros

A Ford apresentou seu novo motor 1.5 Flex de três cilindros, com um conceito leve e compacto, que vai estrear mundialmente no Brasil equipando futuros veículos da sua linha. O anúncio foi feito durante um seminário para a imprensa em São Paulo que contou com a presença de autoridades, especialistas e executivos. O novo motor, com tecnologias inéditas, segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões. 

O evento teve a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, que falou sobre o papel do Inovar-Auto para promover a inovação da indústria automobilística e as propostas da próxima fase do programa governamental para o setor, chamada Rota 2030. Outro palestrante foi Jeferson Borghetti Soares, superintendente de Estudos Econômicos-Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, abordando os cenários da matriz energética brasileira.

“O novo 1.5 de três cilindros é mais uma prova do talento e vanguarda tecnológica da engenharia da Ford, que tem uma longa tradição no desenvolvimento de motores”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “A Ford foi a única montadora de volume que cumpriu as metas do Inovar-Auto e vai continuar investindo para manter esse compromisso de oferecer soluções novas e avançadas para os consumidores.”

 

Entre outras vantagens, o novo três cilindros da Ford é o motor com a maior potência específica do mercado – 91,5 cv/litro – entre os modelos naturalmente aspirados. Com potência de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, ele tem um desempenho que supera inclusive motores de quatro cilindros com maior cilindrada e conta com a classificação A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

A arquitetura de três cilindros permite uma redução de 10% no peso e tamanho, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Tem ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.