Pesquisa mostra o otimismo dos empresários

Os empresários estão otimistas em relação ao aumento do faturamento e também dos investimentos nos negócios em 2018. É o que identificou a pesquisa “Expectativa Empresarial” da Boa Vista SCPC, realizada no 4º trimestre de 2017, com cerca de 920 respondentes de todo o Brasil. Dos entrevistados, 81% esperam que o faturamento cresça em 2018 na comparação com o ano anterior. Por setor, os empresários do Comércio são os mais otimistas neste quesito, com 85%. Logo depois estão os da Indústria (81%) e de Serviço (80%). A tabela abaixo mostra os detalhes.

De modo geral, para 58% das empresas investigadas pela Boa Vista SCPC no 4ºTri17, há também uma expectativa de crescimento nos investimentos para o ano de 2018, como parâmetro aos valores investidos em 2017. Na comparação por porte, mais de 60% das pequenas, médias e grandes empresas pretendem investir mais que em 2017. Na análise por setor, 65% das empresas do setor de Comércio pretendem investir mais no próximo ano, assim como 57% das empresas do setor de Serviços e 52% das empresas no setor da Indústria.

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% delas esperam que em 2018 o nível de endividamento diminua em comparação ao ano de 2017. Esta expectativa é maior entre as empresas de pequeno (68%) e médio (72%) portes, e também no setor do comércio (68%). De modo geral, para 2018, 47% das empresas esperam diminuição da inadimplência nos negócios. Entre as empresas de médio porte e também no setor de Comércio, coincidentemente esta expectativa é de 56%, e superior quando comparada aos demais portes e setores analisados.

Perfil das empresas

Dos empresários entrevistados, 54% são proprietários, sócios e presidentes. 6% superintendentes e diretores. 20% gerentes. 3% coordenadores e supervisores. 13% analistas e assistentes e 4% contador e controller. 12% são do setor da Indústria, 33% do Comércio e 55% de Serviços. 79% são de micro e pequeno portes; 11% de médio porte e 10% de grande porte.

Metodologia

A pesquisa Expectativa Empresarial, realizada com 922 empresas, distribuídas por porte e setor, teve por objetivo identificar a percepção dos empresários do ponto de vista econômico atual, o balanço referente a tomada de crédito e investimentos realizados, bem como identificar as perspectivas para o início de 2018. A coleta das informações foi realizada por meio de metodologia quantitativa, via pesquisa eletrônica por internet. Período de realização da pesquisa: 16 de outubro a 23 de novembro. O universo da pesquisa é representado por empresas dos diferentes setores de Comércio (atacadista e varejista), Indústria e Serviços.